MOBILIDADE PARA CORREDORES

 

 

 

 

 

 

 

Todo o corredor sabe da importância de um bom aquecimento antes da corrida, é um forma de preparar o corpo para a atividade que está por vir.


Mas e a MOBILIDADE?

Você já ouviu falar?

Sabe para que serve?


Diferente da FLEXIBILIDADE, a MOBILIDADE é a habilidade de uma articulação de se mover através de sua amplitude de movimento por meio de diferentes planos.


E qual a importância da mobilidade para a corrida?


Um estudo recente mostrou nos EUA que 80% dos praticantes de corrida irão em algum momento de seus treinamentos desenvolver algum tipo de lesão. A maioria destas lesões é “não traumática” atribuída por sobrepeso, overtraining ou POUCA MOBILIDADE. O corredor deve ter consciência de que, todo o nosso corpo é interligado e sendo assim, algum desvio de padrão de movimento em nossa marcha, alguma mobilidade incorreta na fase de contato do pé, pode acabar gerando algum problema no joelho, quadril, etc. É assim que funciona em “cascata”.


Reeducar o corpo, gerar estímulos neurais para que o movimento seja feito novamente de forma correta, é esta a importância desta mobilidade.


Incorporar movimentos que trabalhem estes estímulos neurais no treinamento é de extrema importância para que o corpo utilize estes novos padrões na hora da prática da corrida.


Existem inúmeros exercícios de mobilidade que podem ser utilizados e incorporados nestas rotinas de treinamento, mas devemos respeitar as progressões, sendo que algum exercícios exigem um pouco mais da capacidade motora e até mesmo de um nível maior de mobilidade. E assim como a corrida estes exercícios são minimalistas, não necessitando nenhum ou de pouquíssimo material, como borrachas e steps.


Assim estes exercícios tem o principal motivo, minimizar o nível de lesão de corredores, e também ajudar a melhorar a performance e desempenho, então procure saber um pouco mais e até incorporar alguns exercícios, com certeza isso lhe trará excelentes resultados.

 

Colaborador

Gustavo Blessmann

Cref 010457 - G/RS

Especialista em Treinamento Funcional

Kettlebel Certifief Insstructor SFG1

 

 


Voltar