Cuidados com a saúde: hidratação

O nosso corpo é composto basicamente de água, somos entre 45% e 70% só líquido. Por isso é tão importante mantermos a hidratação. A água tem um papel muito importante na nossa saúde, além dela regular a nossa temperatura corporal, ela faz com que o nosso organismo funcione corretamente.
Quem pratica exercício físico precisa estar atento nestes aspectos, pois na corrida e caminhada perdemos muitos líquidos minerais. A taxa de transpiração varia de pessoa para pessoa, mas costuma ser de 1 a 2 litros por hora de exercício. O ideal é que ingerir água seja um hábito diário, com o tempo você irá conseguir tomar uma grande quantidade de líquidos sem que isto seja um fardo.


Antes da corrida
É recomendada a ingestão de 400 ml a 600 ml no período de duas horas antes de correr. Durante a corrida o ideal é ingerir de 150 a 250 ml a cada 15 ou 20.


Após a corrida
O ideal é beber água logo após terminar a corrida. Beba uma quantidade suficiente para se sentir melhor, mas sem exageros!


Temperatura da água
Qual é o melhor, gelada ou temperatura normal? Gelada!! A água gelada melhora a temperatura corporal e ainda ajuda a emagrecer. De acordo com estudos, o corpo gasta mais energias e acelera o metabolismo para igualar a água à temperatura do corpo.


Estou hidratado?
Observe os sinais do seu corpo, a cor da sua urina, a sua pele, tudo isto sofre influência pela água ingerida. Sentir sede não é um bom sinal, beba água antes do seu corpo pedir. A sede é o primeiro sinal de desidratação, fique atento!
Conheça outros sintomas de desidratação: dor de cabeça, fadiga, náusea, calafrios, batimento cardíaco acelerado, entre outros.
O ideal é começar a andar com uma garrafinha de água durante o dia, para que não se esqueça de tomar este líquido tão importante para o nosso corpo. Hidrate-se sempre!


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